Vacinas, medicamentos, materiais biológicos, todas essas substâncias necessitam de temperatura controlada para a conservação. Assim, há equipamentos e tecnologias para a cadeia de frio que geram mais facilidade, eficiência e segurança para a área da saúde.
Desse modo, as rigorosas práticas determinadas pela Anvisa e Ministério da Saúde para o armazenamento e transporte de termolábeis são melhores executadas com o auxílio de ferramentas específicas. Por isso, neste texto vamos apresentar a você algumas tecnologias para a cadeia de frio, ou seja, formas de tornar o ser armazenamento de vacinas, medicamentos e insumos mais seguros e confiáveis.
Benefícios da modernização da cadeia de frio
Os avanços tecnológicos no setor da saúde possibilitam a constante modernização nos processos de armazenamento, distribuição e transporte de termolábeis.
Assim, para que a temperatura seja controlada com o máximo de exatidão, sem brechas para falhas, as diretrizes da Anvisa orientam para a utilização de mecanismos específicos para a conservação de substância termossensível. A RDC 430 (e RDC 653) determina as normas para armazenamento e transporte de termolábeis.
No passado, muitos dos processos necessários para a manutenção da cadeia de frio eram feitos manualmente. Embora o trabalho manual ainda seja realizado por algumas instituições, os riscos dessa prática ainda são recorrentes.
Erros humanos são comuns e naturais, podem acontecer a qualquer momento, por mais que haja extremo cuidado com o trabalho. Além disso, o controle manual do equipamento por 24 horas nem sempre é possível por parte dos profissionais. Nesse caso, em possíveis emergências ou eventos inesperados falhas podem acontecer, provocando grandes prejuízos financeiros à instituição, além de comprometer a vida de muitos pacientes.
Por isso, as tecnologias da cadeia de frio são meios para dar mais segurança e facilitar as jornadas de trabalho em setores de saúde. Por exemplo, refrigerador de vacinas com tecnologias específicas permite que a temperatura seja controlada e alertas sejam emitidos em eventos inesperados. O mesmo vale para uma câmara de banco de sangue ou freezer para laboratório, onde o equipamento ideal oferece alta performance no funcionamento, permitindo que os profissionais tenham maior controle sobre o armazenamento de sangue, amostras e demais insumos.
O uso das tecnologias para a cadeia de frio proporciona: redução nos riscos de falhas, diminuição nos prejuízos com o descarte de substâncias, mais eficiência no gerenciamento das informações do armazenamento, tempo hábil para agir em casos de emergência, controle de temperatura preciso, cumprimento das diretrizes da Anvisa e Ministério da Saúde.
Quais as tecnologias para a cadeia de frio e como a Indrel Scientific pode te ajudar?
Sendo assim, para gerar mais segurança e confiabilidade ao armazenamento de termolábeis, a Indrel possui algumas tecnologias para a cadeia de frio com o objetivo de inovar e gerar mais qualidade aos processos.
- Monitoramento de temperatura
Para garantir mais segurança, o monitoramento de temperatura de termolábeis é fator fundamental para a conservação adequada. A tecnologia permite que seja feito um rigoroso controle de temperatura, em tempo real, bem como um acompanhamento de todo o estado do equipamento.
Além disso, a tecnologia para monitoramento de temperatura de vacinas, medicamentos, sangue, e demais insumos termolábeis promove um controle inteligente do seu armazenamento, já que abrange uma série de vantagens.
A rapidez no envio de informação, o fácil acesso por parte dos usuários, a proteção de dados e o monitoramento à distância fazem toda a diferença no controle rígido do seu armazenamento.
Clique aqui e fale com a nossa equipe para saber mais!
- Sistema de Discadora
Imagine uma situação onde não há ninguém por perto e o equipamento para de funcionar por algum motivo, seja por falta de energia ou qualquer variação de temperatura. Um refrigerador de termolábeis com discadora é uma ferramenta importante para aumentar o seu controle sobre o armazenamento de vacinas e medicamentos.
Por exemplo, uma câmara de vacinas com discadora possibilita a ligação em casos de falhas no armazenamento. A discadora para refrigerador hospitalar Indrel permite o cadastramento de até nove números telefones. Sendo assim, quando há variação de temperatura ou o equipamento passa por alguma instabilidade, o sistema entra em ação por meio de ligações informando a emergência do equipamento.
Um refrigerador de vacinas com discadora garante mais segurança e controle as doses armazenadas, impedindo falhas ou inconsistências passem despercebidos. Com a realização das ligações, os profissionais responsáveis conseguem agir em tempo hábil para impedir que prejuízos aconteçam.
Quer saber mais sobre a discadora? Fale com a nossa equipe e faça um orçamento sobre refrigeradores com discadora!
- Indrel Safety System
A tecnologia Safety System permite o funcionamento do seu equipamento mesmo diante da falta de energia elétrica.
Falhas na rede elétrica são constantes e, na maioria dos casos, ocorrem de forma inesperada. Seja por acidente, chuvas, manutenções, entre outros eventos que podem provocar alterações na rede.
Diante disso, vamos imaginar um armazenamento de sangue e demais amostras biológicas que necessita de refrigeração para a conservação do material. A falta de energia é decisiva para causar a deterioração, impactando o tratamento de muitos pacientes.
Além de causar prejuízos pelo descarte dos materiais estragados, a falta de energia impacta todo o trabalho de clínicas de vacinas, laboratórios, hospitais, hemocentros e demais instituições. Por isso, contar com uma tecnologia de baterias que suprem a falta de energia é uma exigência da Anvisa segundo o Art. 79 da RDC 430.
Alimentado por baterias seladas, o Indrel Safety System assegura o funcionamento da câmara científica por até 48 horas sem energia elétrica (esse tempo varia de acordo com o número de baterias). O sistema entra em ação logo após a queda, mantendo o seu armazenamento seguro e sem causar danos ao seu estoque.
A tecnologia opcional da Indrel é fundamental para gerar mais tranquilidade e segurança aos profissionais de saúde. Para fazer um orçamento ou saber mais sobre este item clique aqui!
- Solução para transporte de termolábeis
Além de um armazenamento seguro e confiável, o transporte de termolábeis deve respeitar a faixa de temperatura definida pelo Ministério da Saúde para conservação correta dessas substâncias.
As campanhas de vacinação extramuros ou vacinação a domicílio, bem como as coletas laboratoriais em casa ou coleta de sangue direto na residência são modalidades de serviços que se intensificaram nos últimos anos.
Desse modo, é necessário proporcionar toda a segurança aos pacientes, transportando a qualidade necessária nos atendimentos. Assim, o uso de caixa térmica para transporte de termolábeis é de suma importância para garantir a integridade das substâncias.
A Indrel Compact é o futuro do transporte de vacinas, medicamentos, sangue e demais insumos. Com uma tecnologia exclusiva, a caixa térmica com termômetro garante a excelência no transporte, cumprindo com um requisito importante da cadeia de frio em assegurar a eficácia das substâncias mesmo durante longas distâncias.
A tecnologia da linha Compact foi projetada para gerar mais agilidade, conforto e segurança ao profissional.
Clique aqui e fale com a nossa equipe para conhecer mais sobre o produto!
Soluções para o armazenamento de termolábeis
Como você pôde observar, essas são apenas algumas das diversas tecnologias e inovações presentes nos refrigeradores Indrel para conservação de vacinas, sangue, medicamentos, amostras e insumos.
As tecnologias para a cadeia de frio são importantes para aprimorar os trabalhos dos profissionais de saúde, gerando melhores resultados e, principalmente, prevenindo falhas que possam comprometer o armazenamento.
Por isso, evite correr o risco de prejuízos e descartes de substâncias. Clique aqui e fale com a nossa equipe para conhecer um pouco mais sobre as soluções para a cadeia de frio.