Cadeia de frio em hospitais: confira 3 vantagens no uso de tecnologias específicas

Manter os insumos bem armazenados em um hospital é tarefa indispensável, principalmente quando nos referimos aos produtos termolábeis, isto é, aqueles que são sensíveis à temperatura. Por se tratar de produtos perecíveis, o refrigerador de hospital é tecnologia ideal para proporcionar mais segurança e eficiência no dia a dia do setor da saúde. A seguir, conheça os benefícios proporcionados por esse equipamento em ambiente hospitalar.

Refrigerador para hospital: qual a importância na geração de mais eficiência na cadeia de frio?

Você pode estar na dúvida sobre o que se trata um refrigerador para hospital ou então se uma geladeira comum não desempenha a mesma função. Por isso, primeiramente, vamos explicar o que é um refrigerador para hospital e as suas diferenças para os demais equipamentos do mercado.

Também chamado de geladeira hospitalar, o refrigerador para hospital é um equipamento projetado especificamente para o armazenamento de insumos termolábeis. Ou seja, o refrigerador para hospital serve para a conservação de vacinas, sangue e hemoderivados, medicamentos, entre outros materiais biológicos e substâncias que necessitam de temperaturas específicas.

Mas, afinal, por que não utilizar uma geladeira doméstica no ambiente hospitalar? Devido à complexidade dos serviços, o uso de geladeira doméstica ou convencional não é recomendado pelo Manual da Rede de Frio por conta da carência de mecanismos. Em outras palavras, uma geladeira para hospital não possui tecnologias importantes para assegurar para o armazenamento de termolábeis, responsáveis pelo controle de temperatura e monitoramento das condições de refrigeração.

A imagem abaixo ilustra essa diferença entre uma geladeira convencional e um refrigerador para hospital projetado para fins científicos:

geladeira hospital

Diante disso, ao utilizar um refrigerador de hospital para armazenamento de material biológico e insumos para a saúde, você promove benefícios que impactam diretamente a qualidade dos trabalhos. Desse modo, é possível dispor de mais rigor no controle do seu armazenamento, além de proporcionar um atendimento mais confiável aos seus pacientes.

As vantagens do uso de refrigerador para hospital na conservação de termolábeis

A Cadeia de Frio é o processo no qual os produtos termolábeis devem mantidos sob cuidados especiais na sua conservação, desde a fabricação até chegar ao paciente. Ou seja, para seguir as condições ideias da Cadeia de Frio, os termolábeis devem estar em ambientes adequados e com equipamentos de refrigeração exclusivos para o armazenamento em temperatura específica.

Por isso, os medicamentos refrigerados e os materiais biológicos são exemplos de insumos presentes em hospitais e que necessitam de um controle severo de temperatura. Desse modo, ao utilizar refrigerador para hospital com inovações e tecnologias específicas para o armazenamento de termolábeis, você garante uma série de vantagens aos processos.

Confira 3 benefícios do uso de refrigerador hospitalar:

1. Redução de prejuízos com perdas e falhas no armazenamento de termolábeis

A falta de segurança no armazenamento de termolábeis é uma das grandes causas de prejuízos com descarte de substâncias. Mais comum do que se imagina, as falhas são constantes e podem acontecer a qualquer momento, seja por erro humano ou eventos naturais.

Assim, cabe estar preparado para que essas falhas não comprometam as substâncias, impactando a saúde de pacientes. Vale ressaltar que a eficácia de um material é reduzida ou até mesmo coloca em risco a vida de pacientes quando há quebras na cadeia de frio.

Por se tratar de um equipamento científico, o uso de refrigerador para hospital Indrel Scientific é ideal para ambientes hospitalares, já que o equipamento reúne inovação, simplicidade e alta performance.

geladeira hospitalar

O refrigerador para hospital Indrel possui ferramentas para funcionamento em quedas de energia, tecnologias para monitoramento de temperatura de forma remota, sistema de refrigeração de alta eficiência – agregando de economia e boa performance – entre outras funcionalidades.

Ou seja, com esses dispositivos os riscos de falhas são minimizados, já que há a possibilidade de um controle maior sobre o equipamento e métodos para agir em casos de emergências. Para saber com mais detalhes os riscos do uso de equipamentos comuns confira um post que publicamos sobre isso aqui.

2. Qualidade assegurada nos processos, trabalhos e atendimento

É fato que, em qualquer ambiente de trabalho, ter uma estrutura adequada e contar com equipamentos específicos favorecem e facilitam o dia a dia. Esses aspectos proporcionam mais qualidade tanto a equipe quanto aos pacientes, já que estamos falando precisamente de hospitais.

Como já ressaltamos anteriormente, os ambientes hospitalares necessitam de rígidos controles de qualidade, principalmente envolvendo a cadeia de frio. Desde o recebimento de um medicamento ou coleta de um material biológico, a temperatura é fator decisivo para garantir a qualidade no tratamento de um paciente.

Ao mesmo tempo, manter a excelência do produto passa pelo trabalho de profissionais. O monitoramento de temperatura é uma tarefa fundamental em um hospital, com a checagem de equipamentos a todo instante. Mas, como obter mais agilidade e facilidade nesses trabalhos?

Um refrigerador para hospital com alertas e alarmes para casos de emergência, bem como dispositivo para o monitoramento e registro de temperatura com exportação de dados é uma solução que agrega mais eficiência aos trabalhos.

Quando o armazenamento de um medicamento é realizado em geladeira doméstica há a necessidade e preocupação em remanejar os produtos no interior do equipamento, já que a refrigeração se restringe a apenas alguns compartimentos.

Sendo assim, o uso de refrigerador para hospital serve para garantir a qualidade e evitar que pacientes corram o risco de receber medicamentos fora da temperatura ideal, pois o equipamento é desenvolvido com sistema de refrigeração homogênea, ou seja, distribui o ar de maneira igual para todas as prateleiras e parte interna do equipamento.

refrigerador de hospital

Painel de controle de temperatura em led, conta com alarme e alerta sonoro, luzes indicativas, entrada USB. Fácil e simples para manusear.

3. Cumprimento de normas e regulamentações sanitárias

Diversos documentos, regulamentações e materiais de orientações voltados para a saúde trazem indicações acerca dos equipamentos a serem utilizados no armazenamento de insumos sensíveis a temperatura.

Estar de acordo com essas normas é uma forma de assegurar as boas práticas, prevenir erros e, principalmente, estar dentro do que é previsto em resoluções.

Quanto ao armazenamento de imunobiológicos, por exemplo, o Manual da Rede de Frio específica alguns itens que devem ser levados em consideração ao escolher um refrigerador para armazenamento de termolábeis. O documento ressalta a importância em optar por refrigerador científico, não indicando o uso de equipamentos convencionais.

Já a RDC 430 estabelece em suas resoluções normas técnicas que garantam a segurança no armazenamento e transporte de medicamentos. Assim, a Anvisa exige qualidade e controle no monitoramento de temperatura para todos os envolvidos nos processos de logística e, posteriormente, manuseio dos medicamentos.

Para hospitais que realizam procedimentos de tratamentos de pacientes oncológicos, a RDC 220 trata dos cuidados das condições de terapia antineoplásica, ou seja, das boas práticas nos procedimentos de tratamento contra câncer. Assim, sobre os cuidados com medicamentos oncológicos termolábeis, a RDC 220 determina que os medicamentos que exigem condições especiais de temperatura, devem ser conservados sob registro e controle de temperatura que comprovem o atendimento as exigências.

refrigerador hospitalar

Por isso, estar em conformidade com as principais regulamentações e orientações acerca dos cuidados com termolábeis facilita os processos e, especialmente, garante o objetivo maior de tudo isso: evitar prejuízos ao setor de saúde.

Qual refrigerador para hospital escolher? Veja como as soluções Indrel Scientific podem te ajudar!

Referência em inovação, a Indrel Scientific oferece soluções para a cadeia de frio de hospitais, com equipamentos que entregam alta performance e eficiência no armazenamento de vacinas, sangue e hemoderivados, medicamentos, insumos e demais materiais biológicos.

Com certificado de calibração padrão RBC, os refrigeradores científicos da Indrel são aprovados pela Anvisa, com tecnologias e dispositivos que oferecem mais segurança, qualidade e economia às instituições.

Por isso, se você está em busca de refrigerador para hospital, fale com a equipe Indrel [clique aqui] e conheça com detalhes sobre as soluções para a cadeia de frio que vão revolucionar as jornadas de trabalho.

Não corra o risco de prejuízos por falhas na temperatura, tem sempre a tecnologia ao seu lado para o armazenamento e conservação de termolábeis.

Adicionar comentário