Dicas para a conservação de material biológico: aprenda a otimizar os trabalhos

Proporcionar um atendimento com qualidade e eficiência é um requisito fundamental para quem lida com a saúde de pacientes. Em um laboratório de análises clínicas diversos exames são realizados diariamente, por isso, todo o cuidado é necessário para que o paciente receba o laudo com o máximo de precisão. Com a intenção de promover mais facilidade aos trabalhos dos profissionais e, consequentemente, um melhor atendimento aos, preparamos algumas dicas para a conservação de material biológico.

Os exames realizados em laboratórios de análises clínicas são responsáveis por diagnósticos e direcionamentos com mais exatidão para um tratamento seguro e eficaz. Ou seja, cabe ao laboratório e profissionais de análises clínicas executarem um trabalho com excelência, a fim de que não haja imprecisões em resultados e comprometimento à vida de pacientes.

Desse modo, como a tecnologia e dispositivos eletrônicos podem contribuir para os trabalhos em laboratórios de análises clínicas? Vamos entender como otimizar os trabalhos em laboratórios.

 

Qual a função de um laboratório de análises clínicas e a importância na conservação de material biológico?

Um laboratório de análises clínicas é o lugar responsável por realizar coletas de materiais biológicos e, principalmente, analisar a saúde de pacientes e investigar possíveis doenças.

Quais os materiais coletados em um laboratório de análises clínicas? Esses espaços colhem diferentes materiais biológicos usados para exames, pesquisas, tratamento, entre outros procedimentos de saúde. Sangue, urina, saliva, fezes, esperma, são os tipos de materiais biológicos mais comuns que o laboratório recebe ou coleta.

Há também laboratórios que atuam em parceria com hospitais, neste caso torna-se responsável pelo armazenamento desses materiais biológicos.

Aliás, a conservação de material biológico é aspecto importantíssimo para os laboratórios, tento em vista a necessidade de assegurar as condições ideais dessas substâncias.

Além disso, os principais órgãos sanitários recomendam a utilização de equipamentos que garantam a qualidade dos trabalhos. Um exemplo é a RDC 302, resolução da Anvisa que estabelece alguns parâmetros para o bom funcionamento e as boas práticas em laboratórios clínicos.

Nós temos um conteúdo para você conhecer sobre a RDC 302 e entender o que ela determina para o funcionamento dos laboratórios.

Por isso, o uso de equipamento para conservação de material biológico é fundamental para laboratório de análises clínicas. A Indrel Scientific possui uma linha de refrigerador para laboratório com tecnologias específicas para a segurança e qualidade na conservação de amostras biológicas. As câmaras para armazenamento de material biológico são projetadas em diferentes tamanhos e atendem as mais diferentes necessidades.

Conservação de material biológico: como aprimorar os trabalhos em laboratórios de análises clínicas?

Para proporcionar um atendimento com mais qualidade aos seus pacientes e gerar um ambiente de trabalho mais eficiente, implementar algumas tecnologias para conservação de material biológico é uma alternativa.

Por isso, confira algumas dicas para a conservação de análises clínicas:

Utilize as novas tecnologias ao seu favor

Com a constante evolução dos equipamentos, atualmente muitas tecnologias estão sendo implantadas para facilitar o dia a dia dos trabalhos na área laboratorial, principalmente envolvendo o controle de temperatura.

Quando se fala em conservação de material biológico a temperatura é fator decisivo, sem um monitoramento específico e um controle preciso os insumos armazenados estão em constante risco.

Além disso, qualquer variação ou falha pode provocar a deterioração rapidamente do material.

No entanto, já há tecnologia para monitoramento de temperatura de termolábeis. Com isso, é possível garantir mais segurança e qualidade nos trabalhos em análises clínicas, já que você reduz os riscos de prejuízos causados pela má conservação, controla o seu equipamento em tempo real, recebe informações a todo momento, além de uma série de outras vantagens. Clique aqui e saiba mais com a nossa equipe sobre o assunto.

Com a digitalização dos processos e o uso de tecnologias os riscos de falhas e, principalmente, erros humanos são minimizados, além de tornar os trabalhos mais eficientes.

Atualize seus equipamentos

Como mencionamos no tópico anterior, as tecnologias de última geração implantas em equipamentos laboratoriais proporcionam muito mais qualidade aos trabalhos.

No entanto, além de colocar em prática novos modelos de trabalho, a modernização dos equipamentos contribui para a alta performance no funcionamento.

armazenamento material biologico
Equipamento para conservação de amostras moderno e de fácil manuseio. Na imagem, ultrafreezer para armazenamento em -86°C, equipamento de ultrabaixa temperatura possui tecnologias específicas para garantir segurança e alta performance.

Tenha em mente que escolher o equipamento mais barato nem sempre é sinônimo de economia. Em muitos casos, refrigerador de laboratório que não atende os requisitos da Anvisa e dos principais selos de qualidade podem afetar a segurança do seu armazenamento.

Além disso, a assistência técnica é outro diferencial ao escolher um refrigerador para conservação de material biológico. Em outras palavras, ao realizar as manutenções necessárias, o tempo para o serviço deve ser o mais ágil possível, para que não haja prejuízos ao armazenamento.

Vale ressaltar que a manutenção preventiva é serviço essencial para garantir a condição ideal de funcionamento do equipamento.

Outro detalhe importante, caso utilize geladeira doméstica ou convencional para a conservação de material biológico, é hora de substituir por equipamento científico e atualizar as boas práticas. Sobre esse assunto que falaremos no tópico seguinte.

geladeira laboratório

Não use geladeira doméstica para laboratório

A conservação de material biológico exige o uso de refrigerador científico, já que esse equipamento atende as principais normas de segurança e qualidade recomendadas pela Anvisa.

Geladeira doméstica não possui ferramentas adequadas para a segurança na conservação de material biológico, além do seu controle de temperatura ser totalmente ineficiente aos padrões necessários.

Para você entender melhor qual geladeira não utilizar em um laboratório, nós temos um conteúdo exclusivo sobre o assunto. Clique aqui e confira!

geladeira de laboratório

Adicionar comentário