Blast freezer: a solução Indrel para congelamento ultrarrápido de plasma

O sangue e hemocomponentes são substâncias que atuam em diversos procedimentos cirúrgicos e em tratamentos contra doenças. No caso do plasma fresco congelado, sua função é auxiliar em processos de terapia diante de doenças hepáticas ou distúrbios que provocam hemorragia e demais alterações na circulação do sangue. Desse modo, o congelamento ultrarrápido de plasma é a solução para assegurar mais qualidade na conservação desse hemoderivado, para que posteriormente a substância possa ser usada em intervenções médicos-hospitalares.

Por lidar diariamente com milhares de vidas, as câmaras de refrigeração para hospital, laboratório e clínica devem proporcionar o máximo de segurança e qualidade. Quando o assunto é armazenamento de sangue e conservação hemocomponentes, a temperatura é decisiva para garantir a eficácia da substância. E se o procedimento exige rapidez e agilidade, o congelamento rápido é a solução.

A seguir, vamos entender um pouco mais sobre a importância plasma fresco congelado no tratamento de pacientes. Além disso, conheça o equipamento necessário para hospitais, laboratórios e clínicas no congelamento ultrarrápido de plasma.

Congelamento ultrarrápido de plasma e a sua importância no tratamento de doenças

Primeiramente, o que é o plasma sanguíneo? Quando falamos em sangue e hemocomponentes, o plasma é uma parte líquida do sangue composta por água, proteínas e íons, além de ser rico em plaquetas.

Segundo artigo publicado no UOL Educação, sobre a composição do sangue, o plasma sanguíneo tem cerca de 95% de água em sua composição, com os outros 5% em proteínas, sais, nutrientes, hormônios, gases e excreções.

E para que serve o plasma nosso organismo?  O plasma é responsável pelo transporte de substâncias pelo nosso corpo, como gases e nutrientes.

Desse modo, para que o plasma atue no tratamento de pacientes, sua aquisição se dá pela coleta de sangue e, posteriormente, a separação dos componentes sanguíneos. Vamos entender como funciona e, principalmente, qual a função do congelamento de plasma.

Plasma fresco congelado: para que serve?

Obtido por meio da coleta de sangue, o plasma congelado pode ser armazenado por até um anos, desde que seja em temperatura igual ou inferior a -18°C, utilizando freezer científico para sangue, equipamento exclusivo para essa finalidade.

Desse modo, após o congelamento de plasma, a substância é fundamental para realização de procedimentos cirúrgicos e tratamentos contra doenças e distúrbios que afetam a coagulação sanguínea.

Assim, o plasma fresco congelado é indicado para o tratamento de pessoas que sofrem de doenças hepáticas, como cirrose, hepatites crônicas, entre outras, ligado a problemas na coagulação. Além disso, o congelamento de plasma ajuda em casos onde há sangramento agravados pelo déficit de coagulação ou então na prevenção de sangramentos em procedimentos invasivos em pacientes que sofrem de deficiência de coagulação.

A depender dos casos, pode haver a necessidade de cirurgias de emergência, onde toda a agilidade faz a diferença para a realização dos procedimentos.

Diante dos avanços constantes nas tecnologias que envolvem equipamentos médico-hospitalares, com o armazenamento de sangue e hemocomponentes não seria diferente. Mas, qual freezer ideal para o congelamento de plasma?

Equipamento para congelamento ultrarrápido promove mais eficiência para hospitais, laboratórios e clínicas

equipamento congelamento de plasma

O Blast Freezer é a solução da Indrel para congelamento ultrarrápido de plasma. Projetado com a mais alta tecnologia, o Blast Freezer tem capacidade para o congelamento de 12 a 24 bolsas, com tempo entre 60 a 70 minutos, enquanto um freezer comum pode levar horas para realizar o mesmo processo.

Vale ressaltar que, por se tratar de material perecível, o sangue e seus componentes podem sofrer deterioração em um curto espaço de tempo senão forem manuseados corretamente. Isto é, o congelamento ultrarrápido plasma favorece que a substância não seja danificada, ou seja, não estrague por fatores relacionados à variação de temperatura ou armazenamento incorreto.

Com o uso de freezer para congelamento ultrarrápido de plasma é possível garantir a integridade do material biológico, permitindo que a substância seja conservada de modo adequado e preparada para uso em procedimentos médicos.

Além disso, o equipamento para congelamento ultrarrápido de plasma é simples de manusear, permitindo que os profissionais de saúde possam atuar com facilidade.

Rapidez na recuperação térmica, baixo ruído e, principalmente, consumo de energia eficiente: o Blast Freezer é sinônimo de inovação e segurança para hospitais, laboratórios, clínicas e instituições de saúde que lidam com procedimentos de hemoterapia.

Fale com a nossa equipe e conheça o Blast Freezer [clique aqui].

Adicionar comentário