RDC 430 e RDC 653: O que mudou no armazenamento e transporte de medicamentos?

Quando falamos em armazenamento e transporte de medicamentos nos referimos diretamente aos cuidados pela saúde de pacientes. Já imaginou os impactos negativos para tratamento de doenças se os medicamentos estiverem fora das condições adequadas de conservação?

Por isso, a Anvisa regula as boas práticas de distribuição, armazenagem e transporte de medicamentos, visando o cumprimento de requisitos que assegurem a qualidade da substância até chegar ao paciente.

No entanto, a regulamentação sofreu atualizações. A RDC 430/2020 passou por alterações e agora está em vigor a RDC 653/2022. Mas o que mudou?

rdc 653

Quais as alterações na RDC 430 sobre o armazenamento e transporte de medicamentos

Com as mudanças estabelecidas, RDC 430 foi substituída pela RDC 653. Desse modo, passou a vigorar algumas alterações no que diz respeito ao armazenamento e transporte de medicamentos.

Uma versão atualizada da RDC 430, a RDC 653 traz alguns aspectos baseados em novas pesquisas e estudos. Por isso, entre as mudanças promovidas na resolução, estão:

Reforçando sobre o transporte e armazenagem de medicamentos

Neste primeiro fator, no Art. 64, inciso V, onde há um reforço de que a manuseio do insumo e o acesso aos medicamentos deve ser somente para pessoas autorizadas e treinadas para tal função.

Atenção! Mudanças para estar atento

Ainda no Art. 64, o parágrafo 1 acrescenta uma nova especificação, reiterando que os sistemas passivos ou ativos de controle de temperatura e umidade podem ser eliminados desde que utiliza-se transportes qualificados para a rota e, agora, acrescenta-se que o controle pode ser eliminado quando houver condições justificadas pela fabricante.

Além disso, ainda foram incluídos mais três parágrafos ao Art. 64, ressaltando a importância em aspectos de monitoramento da carga durante o transporte. Desse modo, durante o transporte de medicamentos e insumos devem ser considerados diversos aspectos que possam influenciar a rota e, assim, assegurar uma conservação mais adequada.

Outro ponto de destaque diz respeito ao prazo de transporte de medicamentos até a etapa final. Com uma nova revisão, deixa-se o que antes era restrito a 8 horas pela RDC 430 e passa a vigorar nova regra, agora mais flexível.

Já o Art. 89 altera de um para três anos a partir da entrada da resolução em vigor para a aplicação de um conjunto de ações para a implementação dos incisos II e III do Art. 64.

Sendo um ano para realizar o monitoramento de temperatura e umidade – (até 16/03/2023) – e dois anos para a implementar as soluções aplicáveis, quando os estudos de mapeamento demonstrarem a necessidade de controle de temperatura e umidade para determinada rota – (até 16/03/2024).

Essas são algumas mudanças que geraram essa atualização na RDC 430, que agora a passa a vigorar a RDC 653 para o armazenamento e transporte de medicamentos. Para saber sobre outras alterações e conferir com mais detalhes, clique aqui.

 

RDC 653/2022: Como a Indrel pode te ajudar na conservação de medicamentos?

Como mencionamos anteriormente, a RDC 653 trata-se do armazenamento e transporte de medicamentos, sendo estabelecida pela Anvisa com o intuito de regular a conservação de medicamentos durante a distribuição. Vale ressaltar que, os medicamentos termolábeis, ou seja, aqueles sensíveis à temperatura, necessitam de condições especiais para transporte, a fim de não estragar durante esse processo.

Desse modo, para que o armazenamento de medicamentos seja feito de forma segura e eficiente, a Indrel Scientific possui tecnologias exclusivas para essa finalidade.

Câmara para medicamentos com inovação, assegurando a conservação com mais qualidade, confira algumas das diversas soluções oferecidas pela Indrel:

  • Safety System: garante o funcionamento do refrigerador mesmo em falta de energia por até 48h. Ou seja, em casos de emergência ou ações inesperadas que afetam a distribuição de energia, você tem mais tranquilidade no armazenamento de medicamentos.
  • Discadora: sistema que possibilita o cadastro de até 9 números de telefones, realizando chamadas em casos de emergência.
  • Registro de dados: memória interno com armazenamento de dados e exportação em pen drive, registrando os eventos que envolvem o refrigerador de termolábeis.
  • Sistema de refrigeração e isolamento térmico eficiente: os equipamentos da Indrel possuem rápida recuperação térmica após aberturas, assim como compressores com capacidade acima do mercado, funcionando com mais eficiência. Com a Indrel você economiza energia e ainda assegura uma conservação ideal.

Monitoramento remoto para armazenamento e transporte de medicamentos

Para um monitoramento de temperatura com mais precisão e segurança, o Indrel Cloud é a plataforma de monitoramento remoto que te proporciona toda tranquilidade necessária na conservação de termolábeis.

O Indrel Cloud é uma tecnologia para o controle do seu armazenamento, registrando todos os eventos em tempo real e de qualquer parte do mundo. Com ele, você acompanha a temperatura dos refrigeradores a todo momento, minimizando os riscos de falhas e prejuízos.

Além disso, a solução em monitoramento da Indrel permite ser instalada em refrigeradores de outras fabricantes, facilitando a sua jornada em diversos aspectos.

Para saber mais sobre todas as tecnologias e inovações da Indrel para a cadeia de frio, acesse o nosso catálogo clicando aqui e veja como nossas soluções podem te ajudar.

Caso queira mais detalhes sobre tudo em armazenamento e transporte de medicamentos, clique aqui e fale com a nossa equipe.

 

Adicionar comentário