A importância do monitoramento de temperatura para a conservação de termolábeis

Optar por um sistema de monitoramento de temperatura é sinônimo de mais segurança, estabilidade e, principalmente, facilidade no armazenamento de termolábeis. Além disso, esse gerenciamento otimiza os trabalhos, proporcionando mais economia, trazendo vantagens e reduzindo ao máximo os riscos de falhas. Por isso, quando falamos em vidas, minimizar impactos negativos é tarefa essencial.

Desse modo, as soluções em refrigeração científica garantem toda a qualidade na conservação de vacinas, medicamentos termolábeis, hemocomponentes e demais insumos voltados para a saúde. Vale ressaltar que a sensibilidade dessas substâncias requer muito cuidado na conservação, por isso, é fundamental a utilização de monitoramento de temperatura para freezer de bancos de sangue, câmaras para laboratórios e refrigerador para vacinas.

Por esse motivo, algumas regulamentações estabelecem boas práticas que devem ser adotadas por clínicas, hospitais, laboratórios e bancos de sangue, a fim de promover boas condições para os insumos de saúde e, consequentemente, a sua aplicação na população.

Nesse caso, os refrigeradores científicos (câmaras de conservação para vacinas, freezer para laboratórios, refrigeradores para banco de sangue e plasma, ultrafreezer, entre outros) devem funcionar com excelência e segurança, disponibilizando sistemas que facilitam o monitoramento de temperatura e garantam qualidade na conservação e economia na performance dos refrigeradores.

controle de temperatura
Com um sistema de monitoramento de temperatura, os profissionais de temperatura podem trabalhar com mais precisão e focados em outras ações, tendo em vista que a tecnologia de monitoramento dispensa presença física a todo momento para acompanhar as condições do equipamento.

Solução para minimizar riscos e prejuízos: como o monitoramento de temperatura pode te ajudar?

O cuidado na conservação de medicamentos, vacinas, hemocomponentes é indispensável na realização de boas práticas e obtenção de grandes resultados.

A conservação de vacinas, por exemplo, é um caso onde seguindo as orientações da OMS (Organização Mundial da Saúde) e as resoluções da Anvisa, o armazenamento das doses deve ser realizado com toda a atenção, respeitando a temperatura ideal em refrigeradores para vacinas, visto que os cuidados com a conservação implicam diretamente na qualidade e eficácia do material a ser aplicado na população.

De acordo com o Art.43° da RDC 430/2020, os espaços reservados para o armazenamento de medicamentos termolábeis devem dispor de instrumentos necessários para o controle e monitoramento de temperatura.

Vale ressaltar que, nem só as substâncias termolábeis necessitam de segurança na conservação, mas sim todos os insumos biológicos sensíveis à temperatura. São os casos de vacinas, análises clínicas, material sanguíneo, bem como materiais biológicos para pesquisas e aplicações em diferentes processos. Ou seja, todas essas substâncias podem ser comprometidas e causar grandes prejuízos em casos de oscilação de temperatura.

Sendo assim, instrumentos para o monitoramento de temperatura surgem para proporcionar mais comodidade aos profissionais de saúde e gestores de laboratórios, já que a tecnologia permite um acompanhamento real das condições do equipamento, garantindo mais segurança.

Por isso, clique aqui e acesse o link para conhecer um pouco mais sobre a solução da Indrel para monitoramento remoto de temperatura. Ou, se preferir, fale direto com a nossa equipe e tire todas as suas dúvidas (clique aqui).

Com os cuidados e a atenção necessária ao seu armazenamento, você assegura melhores condições aos trabalhos e proporciona mais qualidade aos seus pacientes. Além disso, evita o desperdício de recursos por conta de falhas na conservação, provocadas por quedas de energia, falhas no sistema, descuidos, entre outros erros que possam comprometer o armazenamento de insumos sensíveis à temperatura.

 

Adicionar comentário