A engenharia clínica e o fortalecimento da área para hospitais e redes de saúde

Uma área que foi ganhando destaque conforme os avanços e, principalmente, com as análises sobre a necessidade dela para os cuidados com a saúde dos pacientes. Com o crescimento da utilização de equipamentos em meios hospitalares, somado a implementação de novas tecnologias que auxiliam na qualidade e conforto dos pacientes, a engenharia clínica torna-se um departamento necessário.

Mas, afinal, do que se trata a engenharia clínica? A engenharia clínica é a área responsável por gerenciar os equipamentos e tecnologias presentes em um ambiente médico/hospitalar. Desse modo, o engenheiro clínico está atrelado às funções de operações de máquinas e sistemas voltados para a área da saúde.

Por isso, vamos entender um pouco mais sobre essa área e sua importância para os trabalhos no setor da saúde.

Como funciona a atuação da engenharia clínica?

As tecnologias da saúde se aprimoram a cada dia, visando alcançar melhores resultados nos atendimentos aos pacientes. Por isso, por volta da década de 1960, conhecimentos em engenharia começam a ser aplicados em práticas de saúde, buscando o desenvolvimento de soluções no setor.

Desse modo, a ênfase dos serviços de engenharia clínica em ambientes hospitalares começa a ser percebida ao passo que as inovações vão sendo colocadas em prática e torna-se cada vez mais necessário a presença de profissionais especializados em conhecimentos técnicos sobre sistemas.

Sendo assim, os profissionais da engenharia clínica atuam diariamente na manutenção corretiva e preventiva de equipamentos, auxiliando na troca de peças, calibração, além de promover treinamentos para as equipes de médicos e enfermeiros sobre tecnologias confiáveis para o setor.

Outro aspecto de atuação da engenharia clínica está voltado para a gestão em saúde, trabalhando na organização de soluções internas, análise de performance dos equipamentos, contribuindo em assessorias para administradores hospitalares na aquisição de novas tecnologias, ajudando no retorno aos investimentos.

Como a área contribui para hospitais e centros de saúde?

Como mencionado anteriormente, o profissional de engenharia clínica pode auxiliar em diversas frentes em um hospital, cuidando desde a parte técnica de soluções até capacitação e suporte a profissionais de saúde sobre novas tecnologias para o setor.

Sendo assim, com um profissional que faça o gerenciamento de tecnologias em uma unidade de saúde, os resultados obtidos nos investimentos em tecnologias são mais favoráveis, tendo em vista o conhecimento na área. Ou seja, a análise sobre aplicações sobre inovações será antes avaliada por alguém que entende do assunto.

Além disso, os impactos são sentidos dentro da própria equipe de enfermagem e médica, com a capacitação desses profissionais o manuseio de equipamentos torna-se mais ágil e eficiente, proporcionando melhor atendimento ao cliente e, principalmente, mais qualidade ao trabalho realizado por essas tecnologias, seja para operações, sistemas, conservação, entre outros.

Dia da Engenharia Clínica!

Dia 21 de outubro é o Dia da Engenharia Clínica, data para ressaltarmos a importância dessa área para os trabalhos em hospitais e redes de saúde. São esses profissionais os responsáveis por comandar e auxiliar médicos e enfermeiros com relação a novas tecnologias que fortalecem na preservação de vidas de muitos pacientes.

A Indrel Scientific parabeniza a todos os profissionais da área.

Com o desenvolvimento de tecnologias e soluções para a cadeia de frio, com expertise em conservação de vacinas, medicamentos, sangue, análises clínicas, insumos e pesquisas, nos orgulhamos em proporcionar inovações que contribuem para hospitais e centros de saúde.

Adicionar comentário