Tomar os devidos cuidados na conservação de termolábeis é fundamental para a saúde dos seus pacientes, tendo em vista que qualquer variação na temperatura de armazenamento pode impactar na eficácia do medicamento. Por isso, a conservação correta de termolábeis passa por uma séria de etapas que envolvem equipamentos, manuseio e tecnologias disponíveis para aperfeiçoar os serviços.
Desse modo, torna-se necessário conhecer alguns métodos que podem te ajudar na conservação de termolábeis, facilitando o trabalho de farmacêuticos e demais profissionais de saúde.
Confira a seguir, cinco dicas para a conservação de termolábeis.
Não utilize geladeira adaptada para a conservação de termolábil
O uso de geladeira para conservação de termolábeis pode ser um risco ao seu laboratório e, principalmente, aos seus pacientes.
Embora não seja permitida pela Anvisa e vá na contramão da RDC 430 sobre as boas ´práticas de armazenagem de medicamentos, o uso de geladeira adaptada acaba sendo frequente por alguns laboratórios. Em alguns casos, os responsáveis nem se dão conta sobre a adaptação de um equipamento.
Mas, do que se trata uma geladeira adaptada? Resumidamente, quando nos referimos a um equipamento adaptado, falamos em equipamentos que visualmente apresentam as mesmas características de um refrigerador científico. Porém, o sistema de refrigeração e toda a parte interna é a mesma projetada para uma geladeira convencional, ou seja, refrigeração de alimentos e bebidas.
Portanto, o uso de geladeira adaptada vai contra as determinações da Anvisa – por meio da RDC 430 – que estabelece algumas tecnologias específicas ao refrigerador para armazenamento de termolábeis.
Por isso, ao utilizar equipamento adaptado, você está sujeito a alguns problemas, são eles: carência de sistemas de monitoramento e alarmes, refrigeração que não atende aos requisitos da Anvisa, falta de ergonomia e segurança, além do seu equipamento estar sujeito a oscilações de temperatura indevidas, ocasionando prejuízos financeiros e vitais.
Monitoramento de temperatura constante no armazenamento de termolábeis
Os termolábeis devem ser armazenados em temperatura correta para a sua conservação. Desse modo, qualquer oscilação brusca para mais ou para menos pode acabar prejudicando o efeito do medicamento.
Desse modo, há variações entre as condições corretas de armazenamento. Por isso, a temperatura ideal para a conservação de termolábeis fica entre 2°C e 8°C, no entanto há alguns medicamentos que necessitam de ficar entre -20°C e -10°C.
Sendo assim, é crucial que a conservação do termolábil seja feita em refrigerador científico, equipamento projetado exclusivamente para fins hospitalares e laboratoriais. Um refrigerador de termolábeis possui tecnologias específicas, que permitem o controle de temperatura constante, de modo fácil e simples, com painel na altura dos olhos.
Além disso, algumas tecnologias recentes possibilitam um monitoramento ainda mais preciso, com muito mais vantagens para você e inúmeras possibilidades para os seus trabalhos. Clique aqui e saiba mais.
Com um monitoramento de temperatura feito constantemente, os riscos de perdas são minimizados, tento em vista que qualquer oscilação de temperatura será acompanhada. Abertura excessiva de porta, falha técnica, manuseio incorreto do equipamento, etc., todas essas ações podem colaborar para diminuição ou aumento de temperatura, impactando seu estoque.
Use recipientes adequados para o transporte de termolábeis
O momento de retirar um medicamento do refrigerador e expor a temperatura ambiente acaba sendo extremamente delicado, visto que o calor externo pode comprometer rapidamente as propriedades químicas da substância.
Ou seja, o transporte de termolábeis acaba sendo um grande desafio para equipes hospitalares e laboratoriais, levar ou trazer medicamentos por longas distâncias pode não ser uma tarefa tão simples. Além disso, nem toda caixa térmica suporta as condições de armazenamento e conservação de modo correto.
Por isso, escolher o recipiente adequado para o transporte de termolábeis é a forma mais eficaz de assegurar a conservação fora do refrigerador.
Mas, afinal, como transportar medicamento termolábil do jeito certo? Nós temos uma ótima solução para você! A Indrel Compact é uma câmara portátil ideal para o transporte de termolábeis, com isolamento térmico eficiente e zíper hermético, que conserva substâncias por até 8 horas. Além disso, a Compact é leve, segura e tecnológica, onde você controla a temperatura por meio de smartphone conectado via bluetooth. Fácil e simples.
Uma alternativa fundamental para deixar de lado as dificuldades no transporte e conservação de termolábeis. Opte pela inovação e garanta toda qualidade para os seus pacientes.
Uma caixa térmica para transporte de termolábeis é o recipiente mais adequado para transportar medicamentos.
Treine sua equipe regularmente
Manusear os equipamentos responsáveis pela conservação de medicamentos termolábeis, muitas vezes, pode não ser tão simples para alguns profissionais da saúde. Além disso, quanto mais conhecimento sobre essas tecnologias, mais preparada sua equipe estará para lidar com diferentes situações.
Por isso, capacitações regulamente fazem toda a diferença para equipes de laboratórios, hospitais e centros de saúde, contribuindo para o enriquecimento de informações.
Outro detalhe de suma importância diz respeito aos conhecimentos estabelecidos pela Rede de Frio, responsável por regular normas e técnicas que envolvem substâncias de saúde sensíveis à temperatura. Por meio de um processo logístico, a Rede de Frio garantir a qualidade dessas substâncias desde a fabricação até a oferta aos pacientes, cuidando de toda a cadeia que envolve o transporte, manuseio, conservação, etc.
Entretanto, cada detalhe sobre a logística da cadeia de frio necessita de conhecimento e preparo para lidar com as diferentes etapas. Neste caso, a capacitação de profissionais faz toda a diferença para o cumprimento dos requisitos.
Escolha sempre pela inovação e esteja de acordo com a Anvisa
Como mencionado anteriormente, medicamentos termolábeis exigem cuidado e responsabilidade quanto ao seu armazenamento, transporte e manuseio. Por isso, estar atualizado sobre novas tecnologias que aprimoram os serviços faz toda a diferença.
Inovação está no DNA da Indrel, sempre a frente de novas tecnologias quando o assunto é refrigeração científica. Por isso, desenvolvemos soluções que atendem laboratórios, hospitais e centros de saúde, assegurando o que há de melhor na conservação de termolábeis.
Além disso, todas as soluções da Indrel possuem regulamentação da Anvisa e FDA, com certificações de qualidade nacionais e internacionais.
Com o auxílio de ferramentas específicas para o armazenamento de termolábeis, você promove um trabalho muito mais eficiente, minimizando os riscos de falhas e prejuízos.
Clique aqui e saiba mais sobre as soluções disponíveis para a conservação de termolábeis.