Monitoramento de temperatura no armazenamento de sangue e hemocomponentes: como obter sucesso nos processos?

O monitoramento de temperatura do sangue é um fator decisivo para bancos de sangue, hemocentros, hospitais e laboratórios. Extremamente sensíveis à variação térmica, esses materiais exigem toda a atenção nos trabalhos após a coleta.

Deste modo, é importante que o armazenamento de sangue seja sempre mantido nas faixas ideias de temperatura, conforme a necessidade do material.

Falhas no controle de temperatura de conservação do sangue pode impactar todo um estoque, comprometendo a vida de pacientes e causando graves prejuízos.

Quer saber como obter mais sucesso no armazenamento de sangue? O monitoramento de temperatura é um grande diferencial, desde que seja feito com tecnologias qualificadas. Vamos entender um pouco mais sobre o assunto.

 

A importância do monitoramento de temperatura do sangue e hemocomponentes

monitoramento de temperatura do sangue armazenamento

Cada componente de sangue possui especificidades quanto à conservação. A forma de armazenamento possui diferenças relacionadas a temperatura em que cada substância deve ser conservada.

Após a coleta, por que o sangue precisa ir para a geladeira? É necessário entender que o sangue, assim como outros materiais biológicos coletados para análises, precisa ser refrigerado para que não haja a deterioração. Em outras palavras, bactérias podem surgir e contaminar essas substâncias conforme elas são expostas a temperaturas elevadas. Já em temperaturas abaixo do estabelecido pode influenciar as propriedades do material, comprometendo-o para uso em determinados procedimentos.

Por isso, cada componente do sangue exige uma faixa de temperatura ideal de armazenamento e conservação. Confira a seguir sobre eles:

 

  • Sangue total

O sangue total é a bolsa de sangue coletada de um doador, ou seja, ainda com todos os componentes. O sangue total é utilizado para tratamento de hemorragia, transfusão e doações no geral para hemocentro a fim de serem utilizadas em tratamentos.

De acordo com os órgãos de saúde, a temperatura de armazenamento do sangue total deve ficar entre 2°C e 6°. Sendo que qualquer variação térmica pode implicar em problemas como os mencionados assim.

Por isso, a Indrel possui o equipamento ideal para armazenamento de sangue. O refrigerador para banco de sangue com tecnologia de última geração promove mais qualidade e segurança ao seu armazenamento. Os modelos de equipamentos que mais se encaixam com a sua demanda. Clique aqui para falar com a nossa equipe e conhecer um pouco mais sobre as geladeiras para armazenamento de sangue.

geladeira bolsa de sangue

O plasma sanguíneo trata-se da parte líquida do sangue, reunindo elementos como hemácias, leucócitos e plaquetas. Em cor amarelada, o plasma é composto em quase sua totalidade por água, junto a proteínas, sais, lipídios, hormônios, vitaminas e fatores de coagulação.

Qual a função do plasma sanguíneo no organismo? O plasma é responsável pelo transporte de substâncias pelo corpo, atua na coagulação e também na defesa do organismo, já que garante o transporte de anticorpos.

Assim, para que o plasma seja conservado ele deve ser armazenado em temperatura entre -20°C e -30°C. Além disso, o plasma sanguíneo pode se deteriorar em poucas horas após o fracionamento, por isso o congelamento de plasma deve ser realizado o mais rápido possível para que não haja risco de perdas.

Para o congelamento rápido de plasma é recomendado o uso de tecnologias que asseguram a eficiência e segurança. Por isso, o Blast Freezer é o equipamento que você busca para o congelamento de plasma. Referência no mercado mundial, o Blast Indrel foi projetado para garantir o congelamento ultrarrápido, ou seja, com baixo ruído e alta performance o equipamento opera em tempo recorde. Quer saber mais sobre o Blast? Clique aqui e peça mais detalhes para a nossa equipe!

congelamento rápido de plasma

 

Concentrado de hemácias

Também conhecida como glóbulos vermelhos, as hemácias são células sanguíneas responsáveis pela oxigenação dos tecidos e a cor vermelha do sangue.

As hemácias atuam no transporte de oxigênio pelas células do corpo, assim como no transporte de gás carbônico produzido pelas células para que possam ser eliminados.

Desse modo, a transfusão do concentrado de hemácias é importante para o tratamento ou prevenção de problemas que possam afetar o transporte de oxigênio, provocando entre vários problemas a anemia, caso que exige a transfusão de hemácias.

Mas, para que o procedimento seja realizado com êxito, o armazenamento adequado do concentrado de hemácias deve respeitar a temperatura ideal para a conservação. Assim, o concentrado de hemácias exige temperatura entre 2°C e 6°C. Já o concentrado de hemácias congelado deve ser armazenado em temperatura inferior a -65°C.

Mas, qual o equipamento ideal para armazenamento em temperatura negativa ou ultrabaixa? Manter uma substância biológica em temperatura baixíssima para a conservação, tendo o objetivo tratamentos de saúde é necessário o uso de freezer exclusivo para fins científicos. O ultrafreezer Indrel é ideal para o armazenamento de pesquisas, materiais biológicos e demais insumos, operando em temperatura de até -86°C. Para saber mais detalhes e pedir um orçamento sobre o modelo que mais se encaixa na sua demanda, clique aqui!

equipamento ultrabaixa temperatura

Como a tecnologia para monitoramento de temperatura do armazenamento de sangue pode me ajudar?

monitoramento de temperatura do sangue e hemocomponentes

A falta de cuidado no armazenamento de sangue, hemocomponentes e derivados pode provocar uma série de prejuízos à instituição, além de graves consequências aos pacientes.

Estabelecimentos que possuem armazenamento de sangue, como hemocentros, clínicas, hospitais, bancos de sangue, laboratórios, entre outros, sabem a responsabilidade em manter as condições corretas e ideias para a conservação de material biológico.

Por isso, quando há falhas na conservação há necessidade de descarte do material, tão importante para tratamentos de pacientes. Além disso, quando não há um acompanhamento eficaz, o material pode acabar sendo utilizado em pacientes, provocando efeitos graves à vida e até óbitos.

Sendo assim, o monitoramento de temperatura do sangue é de suma importância para garantir a qualidade dos materiais.

É muito comum que esse monitoramento seja feito de forma manual, porém o monitoramento manual de substâncias sensíveis à temperatura é um risco para o armazenamento, já que ele não assegura a precisão necessária para a conservação.

A Anvisa e o Ministério da Saúde, por meio de diretrizes para as boas práticas no ciclo do sangue, exige rigorosas práticas para garantir a qualidade dos serviços. No entanto, o monitoramento manual está sujeito à falhas humanas, não apresentando exatidão no controle, além de demandar custos e tempo de trabalho de funcionários para a função. Ou seja, além de não garantir a segurança, o monitoramento manual de temperatura ainda provoca custos e riscos de prejuízos.

Monitoramento da temperatura do sangue: inovação e segurança é com a Indrel

Optar por tecnologia para o monitoramento da temperatura de sangue é mais do que necessário, além de promover um controle inteligente do seu armazenamento. Pensando nisso, a Indrel Scientific possui uma ferramenta exclusiva para o monitoramento de temperatura de termolábeis e materiais biológicos. Com essa tecnologia, você acompanha a temperatura e o estado do seu equipamento em tempo real, além de minimizar os riscos de prejuízos ocasionados pela má conservação.

tecnologia monitoramento de temperatura sangue

Com a tecnologia Indrel para monitoramento de temperatura de sangue e hemocomponentes, você tem mais segurança no armazenamento de sangue. Os dados e eventos estarão sempre registrados, cumprindo com as normas da Anvisa. Além disso, você garante mais facilidade e qualidade aos trabalhos, com informações em tempo real que permitem o máximo de cuidado com a conservação do material.

Quer saber mais sobre a tecnologia para monitoramento de temperatura de sangue? Clique aqui e fale com a nossa equipe!

Adicionar comentário