RDC 34: Saiba o que é necessário para o correto armazenamento de sangue

Fundamental para tratamentos de saúde, a transfusão de sangue é um procedimento que permite salvar muitas vidas. Porém, parte desse processo passa pela conservação correta do sangue. Por isso, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) traz na RDC 34 as diretrizes e determinações adequadas para as boas práticas do ciclo do sangue. Nesse sentido, o refrigerador de sangue é o equipamento indicado para garantir melhor controle do seu armazenamento.

O armazenamento de sangue incorreto pode implicar em graves consequências, já que aumenta os riscos de falhas e, consequentemente, a deterioração do material. Ou seja, prejudicando tratamentos e causando diversos prejuízos à instituição e pacientes.

Por isso, nesse texto vamos abordar os principais pontos da RDC 34/2014 referentes ao armazenamento e conservação do sangue. Além disso, se você está em busca de um refrigerador de sangue, fique por dentro das tecnologias disponíveis para garantir o máximo de segurança.

Refrigerador de sangue: a importância do equipamento segundo as normas da RDC 34

Cada componente sanguíneo deve ser armazenado a uma temperatura específica para conservação. Desse modo, os equipamentos de refrigeração de sangue devem ser escolhidos de acordo com a finalidade. Ou seja, refrigerador, freezer ou ultrafreezer, a temperatura define o equipamento que deve ser usado.

Além disso, o uso de refrigerador de sangue é uma determinação da RDC 34 no que diz respeito ao uso de equipamentos específicos para tal finalidade. Ou seja, as instituições de saúde que possuem o serviço de bancos de sangue e realizam procedimentos de transfusões devem assegurar toda a estrutura necessária para a segurança na conservação de sangue.

refrigerador de sangue

 

O art.116 da RDC 34 traz as determinações sobre a conservação e armazenamento de sangue e hemocomponentes.

Art. 116. O serviço de hemoterapia deve garantir infraestrutura adequada à conservação das unidades de hemocomponentes, de acordo com a temperatura e prazo de validade, desde a sua obtenção até a transfusão, ou o envio do plasma excedente para fracionamento industrial, cumprindo o estabelecido nesta Resolução e nas determinações do Ministério da Saúde.

Além disso, quanto ao armazenamento de sangue a RDC 34 ainda estabelece que o refrigerador de sangue e freezer de sangue devem ser apropriados e de uso exclusivo.

Art. 118. As câmaras de refrigeração e de congelamento para conservação de sangue, hemocomponentes e hemoderivados (equipamentos da cadeia de frio) devem ser apropriadas para esta finalidade e de uso exclusivo.

Como escolher uma câmara para conservação de sangue segundo as normas da Anvisa?

câmara para armazenamento de sangue

 

O equipamento para atender as normas da Anvisa precisa possuir a certificação do órgão sanitário, atendendo a obrigações importantes, sendo regularizado e comprovado a qualidade em prol da saúde da população.

Além disso, um refrigerador de sangue precisa conter alguns mecanismos que somente um equipamento científico pode atender. Desse modo, o art. 119 da RDC 34 determina que os refrigeradores e freezers para conservação de sangue devem dispor de alguns componentes importantes para um armazenamento de sangue seguro e confiável:

Art. 119. O serviço de hemoterapia deve ter mecanismos para registro, monitoramento e controle da temperatura dos equipamentos da cadeia de frio, utilizando termômetro de máxima e mínima com registro manual ou, preferencialmente, utilizando dispositivo de registro contínuo.

Para aprimorar ainda mais e facilitar a vida dos profissionais da saúde, a Indrel possui inovações que atendem a essas diretrizes, proporcionando mais qualidade e segurança ao armazenamento de sangue. Por isso, para saber mais sobre refrigerador de sangue com inovações, clique aqui e fale com a nossa equipe sobre os equipamentos disponíveis para essa finalidade.

Por isso, se você está buscando refrigerador para armazenamento de sangue, lembre-se que a Indrel possui tecnologias exclusivas, além de todos os aspectos fundamentais que um equipamento deve ter.

Vale ressaltar que a RDC 34 dentro da conservação de sangue estabelece alguns itens que a instituição deve estar atenta:

  • Verificação e registro de temperatura que quatro em quatro horas em caso de ausência de tecnologias para isso;
  • Equipamentos com alarmes sonoros e visuais para casos de emergência e variações bruscas de temperatura;
  • Planos de ação para serem tomados em caso dos alarmes de emergência entrarem em ação;
  • Análise dos registros do equipamento e tomadas de ações corretivas quando necessário;
  • Plano de contingência para casos de quedas de energia e eventuais problemas com a cadeia de frio.

Em outras palavras, um refrigerador de sangue precisa conter ferramentas que proporcionem mais segurança. Sobre todas as determinações listadas acima, a Indrel tem a solução que você precisa para a conservação de sangue.

O refrigerador de sangue ideal para você é da Indrel Scientific. O Safety System garante o funcionamento do seu equipamento mesmo em falta de energia. Além disso, a tecnologia de monitoramento permite um acompanhamento da temperatura e registro de informações com precisão, conforme manda a vigilância sanitária. Com mais de 55 anos de atuação no mercado, os equipamentos Indrel possuem as tecnologias que você precisa para estar de acordo com a Anvisa e RDC 34.

Clique aqui para falar com nossa equipe e saber mais sobre os equipamentos para armazenamento de sangue.

Adicionar comentário