Conservação de vacinas durante quedas de energia: como fazer?

Já parou para pensar o quanto de investimento o seu refrigerador de vacina armazena? Dinheiro, esforço seu e de toda a sua equipe, além de todo o cuidado no atendimento aos seus pacientes, tudo isso pode ser impactado e você sofrer sérios prejuízos caso haja queda de energia e, consequentemente, perda de vacinas. Por isso, nesse texto vamos te mostrar como a conservação de vacinas necessita de tecnologias que atendam a complexidade dos serviços.

Chuvas fortes, manutenção na rede elétrica, acidentes, entre outras causas, porém todas cotidianas. São diversos os motivos que provocam as quedas de energia, sendo que alguns deles podem acontecer de modo inesperado. Desse modo, quem lida com a cadeia de frio sabe o quão preocupante é a ocorrência desses eventos.

 

RDC 430 e a conservação de vacinas em falta de energia elétrica: o que estabelece a Anvisa?

A falta de energia elétrica pode acarretar em graves prejuízos aos estoques de vacinas, pois a variação térmica é um agravante à eficácia das doses. Além do prejuízo financeiro, já que os refrigeradores de vacinas armazenam diferentes doses e altos valores investidos, a deterioração dos imunizantes impactam a proteção dos pacientes.

Desse modo, a necessidade de ferramentas que auxiliam a conservação de vacinas faz com que a RDC 430 apresente como uma das exigências para o armazenamento de termolábeis. Ou seja, quanto à conservação de vacinas e demais termolábeis, o artigo 79 da RDC 430 estabelece:

Art. 79. Os equipamentos envolvidos na armazenagem de medicamentos termolábeis devem possuir, além da fonte primária de energia elétrica, uma fonte alternativa capaz de efetuar o suprimento imediato de energia, no caso de falhas da fonte primária.

Sendo assim, torna-se uma exigência da Anvisa o uso tecnologias que garantam o funcionamento das câmaras de vacinas mesmo em falta de energia elétrica. Uma forma de preservar o seu estoque, garantir a qualidade dos imunizantes aos pacientes e assegurar o cumprimento das resoluções.

 

Como garantir o armazenamento de vacinas mesmo em falta de energia elétrica?

Quem lida com a cadeia de frio sabe a importância dos cuidados na conservação de vacinas, termolábeis e demais insumos sensíveis à variação de temperatura.

Porém, como garantir mais segurança e estar dentro das normas sanitárias? A Indrel tem a solução para a conservação de vacinas em caso de falta de energia elétrica.

Em eventos de emergência, esteja preparado para que nada coloque em risco a conservação de suas vacinas e insumos, muito menos tire a sua tranquilidade. O Indrel Safety System garante o funcionamento do seu equipamento em até 48 horas sem energia, fato que pode variar a depender do número de baterias utilizadas.

Com a tecnologia Safety System você estará cumprindo com os requisitos da Anvisa quanto ao suprimento imediato de energia, além de proporcionar mais tranquilidade e tempo hábil para agir em casos de emergência.

Por meio de baterias seladas, o Safety System entra em ação a partir do momento da queda ou variação brusca de energia. Para saber mais detalhes sobre o Indrel Safety System, clique aqui e fale com a nossa equipe.

Adicionar comentário