Transporte de amostras biológicas: saiba como obter mais praticidade

O serviço de laboratório a domicílio já é uma realidade em muitos locais, principalmente após a pandemia do Coronavírus. Levar toda a qualidade do seu laboratório aos pacientes é algo indispensável para os serviços a domicílio. Porém, o transporte de amostras biológicas exige todo cuidado para que as amostras tenham sua integridade mantida. Por isso, como obter mais praticidade nos atendimentos a domicílio?

Para transportar alguns tipos de exames a temperatura é fator fundamental para que o material não sofra nenhum tipo de dano. Desse modo, contar com equipamentos para o transporte de amostras biológicas faz com que você garanta mais segurança e comodidade aos seus pacientes.

Confira ao longo do texto o equipamento para transportar análises clínicas, amostras biológicas e insumos laboratoriais ideal para tornar o serviço mais ágil, eficiente e seguro.

Como deve ser feito o transporte de amostras biológicas?

Alguns materiais biológicos podem se deteriorar facilmente quando expostos ao calor do ambiente. Então, nesse caso, como deve ser o manuseio fora do laboratório?

Primeiramente, vale lembrar que há materiais biológicos que necessitam de cuidados especiais referentes à sua conservação, então cada caso pode passar por variações.

Portanto, nem toda a amostra se deteriora na mesma velocidade, por isso os cuidados variam desde a sua coleta até o armazenamento em refrigerador. Outro detalhe é que algumas amostras podem suportar rapidamente a temperatura ambiente, porém quando o tempo de transporte corre risco de se exceder é preciso estar preparado.

Fluidos corporais, por exemplo, necessitam de rapidez para entrar em conservação refrigerada. Ou seja, a temperatura de refrigeração para fluidos corporais encontra-se entre 2°C e 8°C.

Desse modo, o ideal é que após a coleta do material, a amostra seja colocada em refrigeração o mais rápido possível para evitar qualquer risco de deterioração.

Assim, para que o transporte de amostras biológicas seja feito de modo correto e seguro é necessário o uso de caixa térmica com controle de temperatura, além, é claro, de todo aparato laboratorial exigido para a coleta e demais cuidados com o paciente.

No entanto, no que diz respeito à conservação de amostras em temperatura ideal de refrigeração e a sensibilidade do material ao calor, o laboratório deve possuir equipamento que para assegurar a qualidade da amostra coletada.

Assim, para ter mais tranquilidade durante os serviços externos, o laboratório precisa dispor de soluções avaliadas e validadas pelos órgãos sanitários. Além disso, é necessário que a caixa térmica tenha controle de temperatura, isolamento térmico eficiente, entre outras garantias de segurança durante a conservação.

 

coleta de material biológico a domicilio

Caixa térmica com termômetro para transporte de amostras biológicas: a forma mais adequada e eficiente para as atividades externas

Para estar de acordo com as normas da Anvisa, os serviços laboratoriais devem dispor de ferramentas higiênicas, seguras, com tecnologias que auxiliam durante as jornadas e, principalmente, garantam a integridade das amostras.

Por isso, uma solução para transporte de amostras biológicas é a Indrel Compact. Leve, tecnológica e segura: a caixa térmica inovadora para transporte de material biológico atende com eficiência laboratórios de análises clínicas, favorecendo o dia a dia dos trabalhos a domicílio, assim como o armazenamento e transporte em casos onde a amostra necessita ser transportada para outras instituições.

Como mencionamos anteriormente, após a amostra ser retirada de um refrigerador ela precisa ser armazenada em caixa térmica que assegure a conservação durante o transporte. Os cuidados com a logística em cadeia de frio é fator fundamental para garantir a eficácia de análises clínicas e demais pesquisas.

transporte de amostras biológicas
Caixa térmica para laboratórios de análises clínicas, a Compact 30 possui alça removível para transporte, assim como bolsos laterais para transporte de itens secos. Clique na foto e veja mais detalhes.

 

material biológico
Além da Compact 30, os modelos 60 e 90 com capacidades maiores de armazenamento para se encaixarem nas suas diferentes necessidades. Clique na imagem e confira cada detalhe sobre os modelos e tamanhos disponíveis.

Como obter mais praticidade ao transportar materiais biológicos?

A coleta de materiais exige agilidade e eficiência, qualquer atraso ou descuido pode acabar interferindo diretamente nas propriedades da substância, provocando a deterioração.

Sendo assim, facilitar o trabalho do profissional de saúde responsável pela coleta e transporte de material biológico para análise é uma forma de promover mais agilidade ao serviço prestado.

Mas, afinal, por que a Compact é a câmara portátil que garante mais praticidade no transporte de amostras biológicas? Vamos entender cada detalhe dessa solução.

Sem possuir nenhum mecanismo elétrico, a Compact pode ser facilmente lavada, além de seu material ser impermeável. Ou seja, em casos de chuva ou necessidade de higiene, não há nenhum empecilho quanto ao equipamento.

Além disso, ela é totalmente ergonômica e usual, projetada para que o profissional tenha facilidade em transportar no dia a dia, com um material que garante alta resistência, sem riscos de danos ao equipamento. Outro detalhe importante é que a Compact é uma caixa térmica leve para transportar, com alças que garantem mais agilidade ao profissional.

Com um zíper hermético, ela consegue conservar por até 8 horas o produto armazenado, mantendo-o com um isolamento térmico eficiente e sem ser afetado pelo calor externo.

transporte para laboratórios
Câmara portátil para laboratórios, ideal para o transporte de amostras biológicas, a Compact é fácil e leve de transportar, proporcionando mais qualidade e segurança aos trabalhos externos.

Quer saber mais detalhes sobre a caixa térmica que é o futuro dos laboratórios? Clique aqui e fale com a nossa equipe!

Adicionar comentário