Refrigerador para termolábeis: armazenamento correto de oncológicos

A oncologia é o ramo da ciência médica que estuda acerca de tumores e cânceres, ou seja, analisa a forma como o câncer se desenvolve no organismo e os tratamentos adequados para cada tipo. Portanto, o medicamento oncológico é uma classe de remédios contra o câncer, já que eles atuam como anticorpos que estimulam as células de defesa no combate à doença. No entanto, em alguns casos, são necessários cuidados rigorosos no armazenamento de medicamentos oncológicos, principalmente em relação à temperatura desses insumos. Por isso, entenda porquê em alguns casos é necessário a utilização de refrigerador para termolábeis para estar dentro das normas sanitárias.

Também conhecidos como quimioterápicos, os medicamentos oncológicos que necessitam de baixas temperaturas fazem parte dos termolábeis, ou seja, são aqueles medicamentos sensíveis a temperatura e que exigem refrigeração específica para não perderem a eficácia.

Desse modo, para que o armazenamento de medicamentos oncológicos seja feito de forma correta e segura, respeitando a RDC N°220/2004, são necessários alguns mecanismos que garantam a conservação. Ou seja, os freezers para laboratórios desenvolvidos exclusivamente para essa finalidade entram em ação para contribuir na cadeia de frio do laboratório, fortalecendo os meios de conservação.

Assim, os refrigeradores científicos para termolábeis são utilizados no armazenamento de medicamentos oncológicos sensíveis a temperatura, garantindo uma conservação segura e dentro das normas estabelecidas pela Anvisa. Pensando nisso, a Indrel Scientific apresenta ao mercado refrigeradores para laboratórios com sistemas de monitoramento de temperatura, além de tecnologias que asseguram mais autonomia e segurança aos equipamentos. Freezer para termolábeis inovador e com certificados da Anvisa e FDA é com a Indrel.

 

Refrigerador para termolábeis e a RDC 220: o que diz em relação ao armazenamento de medicamentos oncológicos

Como mencionamos anteriormente, alguns medicamentos oncológicos se enquadram no grupo dos termolábeis, exigindo cuidados especiais, principalmente diante do seu armazenamento. Desse modo, o rigoroso controle de temperatura no armazenamento de oncológicos entra em ação para preservar as propriedades químicas das substâncias.

Sendo assim, por meio da RDC N°220/2004, a Anvisa determina algumas normas para o funcionamento de serviços de tratamento contra o câncer. Portanto, quando os medicamentos oncológicos são sensíveis à temperatura e exigem cuidados especiais, entra em vigor o item 6.5.1 do anexo I da RDC N° 220.

Assim, como deve ser a conservação de oncológicos? De acordo com a RDC N° 220 – anexo I, 6.5.1 – em casos de necessidades especiais nas condições de temperatura no armazenamento desses medicamentos, é exigido um controle e registro de temperatura nos equipamentos que realizam o armazenamento. Ou seja, para atender esses requisitos, somente com refrigerador para termolábeis inovadores Indrel Scientific. Desse modo, freezers para armazenamento de medicamentos termolábeis oncológicos com certificação da Anvisa é com a Indrel.

Vale ressaltar que os tratamentos oncológicos determinam rígidos cuidados, já que qualquer falha ou imprecisão na administração dos medicamentos podem prejudicar a recuperação dos pacientes. Assim, o armazenamento e transporte incorreto dos medicamentos pode implicar em retrocessos ao tratamento.

Desse modo, para o transporte correto de termolábeis, a Indrel Compact é a solução ideal para você. A caixa térmica para transporte de termolábeis e amostras laboratoriais garante a conservação adequada das substâncias, em temperatura entre 2°C a 8°C por até 10 horas. Além disso, a Indrel Compact é a câmara científica portátil leve e ergonômica, fácil de manusear e transportar por diferentes espaços, certificando qualidade e excelência no armazenamento e transporte de termolábeis.

 

Freezer para termolábeis: a importância da temperatura certa e da boa conservação de medicamentos oncológicos 

Manter estável as propriedades físico-químicas dos medicamentos oncológicos é resultado da realização do manuseio correto, evitando o uso inadequado e o desperdício, tendo em vista o alto custo dessas substâncias. Assim, após a produção, alguns fatores são mais comuns para causar a instabilidade desses medicamentos, são eles: pH de formulação, agitação, concentração, entre outros, mas o principal é a temperatura – tanto a elevação quanto o congelamento acabam impactando negativamente os medicamentos oncológicos.

Altas temperaturas são sempre contraindicadas para esses medicamentos, assim, quando falamos em medicamentos termolábeis oncológicos a temperatura é fator decisivo para a eficácia do tratamento, já que qualquer alteração química pode acarretar em danos financeiros e, principalmente, para o tratamento do paciente. Ou seja, adequando a cadeia de frio para o armazenamento de termolábeis é uma forma de garantir um tratamento adequado para todos os pacientes.

 

Investimento em câmaras para termolábeis é garantia para uma conservação correta de substâncias

Quando o assunto envolve saúde e tratamentos contra doenças, todo o investimento é valido, afinal preservar vidas é o foco de todos nós. Por isso, câmaras para laboratórios e refrigeradores para termolábeis são equipamentos indispensáveis na conservação de insumos e armazenamento de medicamentos sensíveis a temperatura. Com o refrigerador para termolábeis Indrel Scientific é mais tecnologia e qualidade no armazenamento de medicamentos termolábeis.

Com inovações que diferenciam de todos os refrigeradores científicos do mercado, a Indrel garante excelência e segurança em todos os equipamentos, com tecnologias que promovem monitoramento de temperatura, refrigeração de alta performance, sistemas de alarme e emergência, emissão de registros e armazenamento na nuvem, entre outros mecanismos que garantem mais eficiência na conservação de termolábeis. Ou seja, ferramentas exigidas pela Anvisa e demais órgãos sanitários, visando às boas práticas no armazenamento desses medicamentos.

Na hora de escolher o refrigerador científico ideal para o armazenamento de oncológicos opte pelo que assegura maior inovação e credibilidade, além de certificações da Anvisa e FDA, com o reconhecimento dos principais selos de qualidade do mercado. Refrigeradores para termolábeis é com a Indrel.

Faça já um orçamento e conte com uma solução Indrel Scientific!

Adicionar comentário