Por que devemos nos vacinar contra a gripe em 2022?

Todos os anos, a vacina contra a gripe passa por atualizações para cobertura de novas cepas, por isso, o reforço anual da imunização torna-se importante a fim de evitar novos surtos decorrentes de variantes do vírus. A campanha de vacinação contra a gripe em 2022 já está em andamento por todo o país, portanto, atualizar a carteira de vacinação é a principal forma de prevenir casos graves do vírus Influenza.

Porém, quando falamos em gripe, diversas dúvidas podem surgir, sendo assim, é fundamental a compreensão acerca dos tipos do vírus influenza, atualização das vacinas, novas cepas e como a baixa adesão à imunização pode comprometer toda a população.

 

Qual a diferença entre gripe e resfriado?

Em primeiro lugar, vamos entender do que se trata o vírus da gripe e quais características diferenciam os sintomas de gripe e resfriado, já que esse ponto costuma gerar muitas dúvidas entre os indivíduos. Afinal, o que você está sentindo é uma gripe ou somente um resfriado?

A gripe é um quadro de infecção viral causado pelo vírus influenza, que ataca o sistema respiratório e causa uma série de sintomas ao paciente, dentre eles: dores no corpo, febre acima de 38°C, dor de cabeça, coriza, tosse seca, dor de garganta, cansaço e mal-estar.

Além disso, a transmissão da gripe ocorre por meio do contato com as secreções, espirros e tosse de pacientes infectados pelo vírus. Por isso, a vacinação contra a gripe é fundamental na redução do contágio e, principalmente, na circulação do vírus. Somente com boa parte da população imunizada é possível minimizar os riscos de epidemias da influenza.

Já o resfriado é uma infecção viral causada por um vírus comum, que ataca as vias aéreas superiores – nariz e garganta. Sendo assim, os sintomas dos resfriados costumam ser mais brandos, como: febre leve, dores no corpo, garganta irritada ou dolorida, congestão nasal, tosse, espirros, dificuldade para respirar. Em geral, esses sintomas duram no máximo sete dias.

A transmissão do resfriado ocorre por meio do contato com secreções e partículas de saliva de uma pessoa contaminada. Além disso, a prevenção do resfriado está em uma boa higiene das mãos aliada a ambientes abertos e com boa circulação de ar. Vale destacar que não há vacina para proteção contra resfriados.

Portando, as diferenças entre gripe e resfriados estão em alguns pontos que envolvem os vírus causadores. Enquanto o resfriado possui sintomas mais leves e pode ser causado por mais de 200 tipos de vírus, sendo comum acometer uma pessoa mais de uma vez por ano, a gripe costuma ser mais severa e exige acompanhamento dos sintomas, já que o vírus influenza possui mais afinidade com o pulmão, podendo evoluir para casos mais graves, como pneumonia. Por isso, a vacinação contra a gripe é fundamental na prevenção de casos graves da doença e, consequentemente, para evitar que os hospitais fiquem sobrecarregados, como ocorreu em alguns estados do Brasil no final de 2021, em decorrência de uma nova cepa do vírus influenza.

 

Saiba o que é a cepa Darwin e porque a vacinação contra a gripe em 2022 é essencial para a prevenção

Em dezembro de 2021, enquanto muitos brasileiros acompanhavam a redução dos casos de morte por Covid-19 por todo o país, uma nova variante do vírus Influenza H3N2 (gripe) veio à tona provocando caos no sistema de saúde e gerando preocupação em grande parte da população. Em algumas localidades do Brasil, a nova cepa do vírus da gripe – denominada de Darwin – foi mais fatal que o Coronavírus durante o último mês do ano.

No Rio de Janeiro, por exemplo, a secretaria de saúde do município registrou 33 mortes nas três primeiras semanas de dezembro, enquanto a Covid-19 havia registrado, no mesmo período, 17 óbitos. Já na cidade São Paulo, durante o mês de dezembro, 25% das internações eram em decorrência da cepa Darwin. Já durante janeiro de 2022, o Paraná decretou estado de epidemia, diante do alto número de casos de gripe.

Afinal, o que é a cepa Darwin? Em primeiro lugar, é preciso entender que o vírus influenza possui três tipos em maior circulação: A e B – mais propícios para ocasionar pandemias – e o tipo C, mais brando. Desse modo, o tipo A subdividido em H1N1 e H3N2. Já o vírus influenza B não possui subtipos, mas duas linhagens: Victoria e Yamagata. Desse modo, a cepa Darwin trata-se de uma nova variante do tipo A (H3N2), batizada com esse nome devido a sua descoberta recente na cidade australiana Darwin. A mutação do vírus influenza H3N2 possui os mesmos sintomas já conhecidos da gripe, porém a circulação em grande escala deixou todos em estado de alerta.

Mas, o que facilita a propagação do vírus da gripe? De acordo com virologistas, a baixa cobertura vacinal é um dos grandes indícios para o aumento de casos. Além disso, o vírus da gripe costuma circular com mais intensidade durante os meses do outono e inverno, no entanto, de acordo com especialistas, a baixa taxa de vacinação contra a gripe pode ser um agravante na propagação da cepa Darwin fora dos períodos comuns, além do relaxamento dos cuidados. Por isso, quanto mais pessoas aderirem a vacinação, maior proteção teremos contra o vírus da gripe.

Desse modo, muitas clínicas de imunização e postos de saúde já estão se preparando para a campanha de vacinação contra a gripe 2022, contudo, além de garantir a vacina é preciso assegurar a qualidade e eficácia do imunizante a ser aplicado na população. Pensando nisso, a Indrel Scientific garante soluções de alta tecnologia no armazenamento de vacinas. Saiba mais aqui! 

Portanto, a Indrel apresenta ao mercado câmaras de vacinas inovadoras para clínicas de imunização e postos de saúde, além de caixa térmica para transporte de vacinas com termômetro para a realização da vacinação a domicílio e campanhas de vacinação extramuros, a Indrel Compact. Ou seja, com os refrigeradores de vacinas de última geração é possível garantir mais segurança no armazenamento de vacinas em clínicas e postos, com sistemas de monitoramento de temperatura, sensores de segurança, isolamento térmico adequado e refrigeração de alta performance. Assim com uma câmara portátil para transporte de vacinas leve e ergonômica assegura a temperatura ideal por até 10 horas, garantindo mais segurança e conforto no armazenamento de vacinas e aplicação das doses.

 

Vacinação contra a gripe 2022: como vai funcionar e quais cepas estão inclusas na vacina?

vacinação gripe 2022
São vários os benefícios da vacinação contra a gripe: a vacina reduz o risco da doença, diminui a necessidade de hospitalização e evita mortes.

No Brasil, a vacinação contra a gripe segue dois cronogramas: na rede pública, organizado pelo Ministério da Saúde, e em clínicas privadas, seguindo o cronograma da SBIM (Sociedade Brasileira de Imunização). Vale ressaltar que o vírus da gripe passa por mutações a cada ano, podendo causar novas infecções no organismo das pessoas, inclusive daquelas que contraíram a doença no ano anterior. Portanto, a vacinação torna-se necessária para atualizar a proteção de toda a população e evitar novos surtos.

Contra quais cepas a vacina contra gripe vai proteger? Como já mencionamos, a vacina contra a gripe passa por atualizações a cada ano, abrangendo novas variantes que surgem ao redor do mundo. Em 2022, a campanha de vacinação contra a gripe vai proteger contra os seguintes tipos: H1N1, H3N2 – incluindo a cepa Darwin – e tipo B (na rede privada são inclusas as duas linhagens do tipo B).

O Ministério da Saúde ressalta a importância da vacinação para evitar surtos da doença e, consequentemente, sobrecargas no setor da saúde e mortes.

Além disso, lembre-se que ao se vacinar, o paciente reduz consideravelmente os riscos de contrair o vírus, além de evitar casos mais graves da doença, já que a vacina contribui para que o organismo produza uma resposta imune ao entrar em contato com o vírus. Vale destacar ainda que, ao receber a vacina, além de proteger a si mesmo, você ainda protege os seus familiares e amigos, diminuindo as chances de transmissão do vírus.

 

Se eu não tomar a vacina, quais riscos estarei correndo?

Como mencionamos acima, quando você opta por não participar da vacinação contra a gripe, estará colocando em risco a sua vida e a das pessoas ao seu redor, já que a vacinação é um ato de proteção coletiva.

Assim, pesquisas apontam que óbitos são mais frequentes em pessoas com comorbidades, ou seja, indivíduos com doenças crônicas correm mais ricos de sofrer complicações ao se contaminarem com o vírus influenza. Além disso, estudos indicam que a síndrome gripal é fator de risco para infarto.

De acordo com o periódico médico The New England Journal of Medicine, a infecção causada pelo vírus da gripe aumenta em até seis vezes o risco de ataques cardíacos. Portanto, pacientes que já possuem problemas cardíacos podem desenvolver graves consequências em caso de contaminação. Desse modo, só há uma chance de evitar esses riscos, com a vacina.

Segundo a Associação Americana do Coração, a vacinação contra a gripe protege e reduz os riscos de eventos cardiovasculares, principalmente em pessoas que já sofrem com a doenças cardíacas.

Números apontam que a vacinação contra a gripe reduz consideravelmente os eventos cardiovasculares. Desse modo, a vacina diminuiu em 27% os casos de infarto do miocárdio, 54% em eventos cardíacos maiores e em 36% em eventos cardiovasculares.

Ou seja, caso você tenha problemas crônicos de saúde ou conviva com pessoas que possuem comorbidades, vacinar é um ato de proteção própria e, consequentemente, de preservação da vida dos seus familiares e amigos próximos do seu cotidiano.

 

Imunização com eficácia: uso de câmara de vacinas e caixa térmica para transporte de vacinas é um importante aliado na vacinação contra a gripe

vacinação contra a gripe
O uso de câmaras de vacinas garante a segurança na conservação dos imunizantes, além da caixa térmica para transporte de vacinas para assegurar a eficiência na vacinação extramuros.

Como já ressaltamos ao longo do texto, a vacinação contra a gripe é essencial para garantir a proteção de toda a população, além de evitar surtos e mortes pela doença. No entanto, a imunização da população depende de vacinas com qualidade e eficácia garantida, respeitando as recomendações da Anvisa. Nesse aspecto, o armazenamento de vacinas é muito importante para assegurar a conservação correta dos imunizantes.

Desse modo, câmaras de vacinas com alta tecnologia é com a Indrel. Nossa linha de refrigeradores para vacinas inovadores proporciona mais segurança no armazenamento de vacinas, além de serem desenvolvidas com capacidades que atendam a sua demanda. Para a vacinação contra a gripe, o refrigerador Indrel garante a conservação em temperatura de 2° a 8°, além de possuir capacidades de diversos tamanhos para o armazenamento de vacina (padrão influenza – variações podem ocorrer de acordo com o fabricante).

Mas, quando falamos em vacinação extramuros é necessário contar com câmara para vacina portátil que garanta o armazenamento e transporte adequado para os imunizantes. Pensando em promover mais conforto e segurança na vacinação a domicílio, a Indrel Scientific desenvolveu a solução Indrel Compact. A caixa térmica para armazenamento e transporte de vacinas é leve e fácil de transportar, além disso a Indrel Compact possui um sistema de monitoramento de temperatura que garante maior autonomia à vacinação extramuros. A caixa térmica para transporte de vacinas com termômetro é um diferencial para as clínicas na vacinação contra a gripe.

Indrel – Nós preservamos vidas!

Comentário 1

  • Sirlei07/04/2022 em 13:39

    Parabéns a equipe Indrel sempre inovando e trabalhando forte na saúde. Abraços

  • Adicionar comentário