Geladeira para laboratório: como escolher o equipamento correto?

Imagine uma situação onde diversos exames de análises clínicas, amostras de sangue, entre outras substâncias relacionadas a saúde tivessem os seus resultados comprometidos por falhas no armazenamento. Eventualmente, essas irregularidades na refrigeração poderiam afetar a vida de seus pacientes, influenciando diagnósticos e tratamentos acerca de diferentes doenças. Por isso, geladeira para laboratório precisa ter tecnologias de segurança, bem como funcionalidades específicas para o armazenamento de análises clínicas e pesquisas. No entanto, como realizar a conservação correta de substâncias em laboratórios?

O armazenamento de materiais biológicos deve ser feito com enorme responsabilidade, seguindo as regulamentações estabelecidas pela Anvisa por meio da RDC 302 [clique aqui para saber o que é a RDC 302 e sobre o que ela trata para os laboratórios clínicos].

Desse modo, cada material coletado em laboratório possui propriedades específicas e, consequentemente, necessitam de cuidados singulares na conservação. No que diz respeito ao armazenamento, vale ressaltar que a regulamentação estabelece a utilização de equipamentos e instrumentos que atendam os serviços laboratoriais.

Qual geladeira para laboratório devo escolher para armazenar material biológico e pesquisas?

Como mencionado anteriormente, a Anvisa determina que o armazenamento de materiais biológicos para análises clínicas e pesquisas deve ser realizado dentro de diretrizes que asseguram a qualidade e eficácia dos exames. Por isso, substâncias sensíveis à temperatura devem ser conservadas em geladeira para laboratório, também conhecida como câmara científica, projetada exclusivamente para essa finalidade.

Câmara científica para armazenamento de análises clínicas e pesquisas possuem sistemas de monitoramento e controle de temperatura, bem como sistemas de alarmes e alertas, além de isolamento térmico eficiente e registro de dados em tempo real. Ou seja, todos esses mecanismos são exigidos pela Anvisa e RDC 302 a fim de garantir maior segurança aos materiais coletados em laboratórios.

 

Como é possível observar nas imagens acima, a Indrel Scientific atua com uma linha específica para laboratórios. Com tecnologia de última geração, a linha Indrel de freezer para laboratório possui certificação da Anvisa em todos os equipamentos, com assistência técnica qualificada em todo o Brasil. Além disso, para armazenamento em ultrabaixa temperatura a linha IULT entrega ultrafreezer de alta performance, garantindo conservação em até -86°C.

ultrafreezer para laboratório
A linha de ultrafreezer da Indrel grante conservação em ultra baixa temperatura (até -86°C), além de ser referência nacional e internacional, presente nos grandes centros de pesquisas.

Não coloque em risco o funcionamento de seu laboratório, muito menos a vida dos seus pacientes. Quer saber como garantir a qualidade das substâncias em análises clínicas e pesquisas? Clique no link abaixo e fique por dentro!

O que você precisa saber sobre o armazenamento de análises clínicas: clique aqui!

Adicionar comentário