Importância no controle de temperatura e umidade para conservação de vacinas

O controle de temperatura para conservação de vacinas é fator fundamental para assegurar o efeito do imunizante, tendo em vista que o armazenamento de vacinas correto e seguro possibilita que a imunização da população seja válida.

Desse modo, entram em cena tecnologias para controle de temperatura e umidade que têm como finalidade assegurar a eficácia das doses, evitando qualquer irregularidade e, consequentemente, descarte de vacinas. Por isso, a Rede de Frio estabelece alguns requisitos para as boas práticas no armazenamento e transporte de vacinas.

Rede de Frio e o controle de temperatura para conservação de vacinas

Primeiramente, do que se trata a rede de frio? A Rede de Frio é um sistema técnico-administrativo regulado pelo PNI (Plano Nacional de Imunização) que visa à manutenção da cadeia do frio. Assim dizendo, a cadeia do frio é o processo logístico da Rede de Frio para conservação de vacinas, partindo da produção no laboratório até a aplicação no paciente.

Vale destacar que, a cadeia do frio engloba pontos importantes sobre os imunizantes. Desde a fabricação, passando pelo transporte e armazenamento de vacinas, distribuição e conservação em clínicas e unidades de saúde com o auxílio de refrigerador de vacinas com controle de temperatura, entre outros mecanismos importantes nesse processo.

Sendo assim, o primeiro passo para que a conservação de vacinas seja feita com segurança e dentro das normas estabelecidas pela RDC 197 da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é por meio do uso de câmara para armazenamento de vacinas ao invés de geladeira de vacinas convencional, já que os equipamentos domésticos não possuem tecnologias suficientes para garantir a qualidade dos imunizantes. Ou seja, câmara científica para conservação de vacinas é desenvolvida exclusivamente para o armazenamento de doses, com sistemas de refrigeração de alta performance. Clique aqui e saiba mais sobre as diferenças entre câmara para vacinas e geladeira de vacinas.

geladeira para conservação de vacinas
Câmara para a conservação de vacinas possui diferenciais tecnológicos exclusivos para o bom armazenamento de imunobiológicos, facilitando os trabalhos e garantindo mais segurança aos pacientes.

Como mencionamos anteriormente, a temperatura é fator crucial para a manutenção das doses. Variações na temperatura podem prejudicar a qualidade das vacinas, logo, comprometendo sua eficácia e imunização da população.

Como deve ser feito o armazenamento de vacinas?

A conservação de vacinas com segurança e qualidade dependem de ferramentas que asseguram esses aspectos. Mas, antes de mais nada, qual a temperatura ideal para o armazenamento de vacinas? De modo direto na resposta, a conservação de vacinas deve ser feita em temperatura entre 2°C e 8°C, com um controle rigoroso por meio de refrigerador com termômetro e tecnologia que promova o monitoramento de temperatura.

Além disso, a Anvisa determina que haja um registro contínuo de temperatura de refrigerador de vacinas, ou seja, a cada ação realizada com o equipamento, seja abertura de porta, desligamento, entre outras atividades que possam variar a temperatura, essa deve ser registrada a todo momento. No entanto, esse monitoramento manual pode não ocorrer com a precisão necessária, podendo a falhar e impactar estoques de vacinas.

Por isso, se você está em busca de comprar uma câmara conservadora de vacinas com alta tecnologia, a Indrel Scientific desenvolve soluções para o armazenamento de vacinas com segurança e eficiência. O refrigerador de vacinas possui sistemas de registro de temperatura e emissão de relatórios acerca do funcionamento do equipamento.

refrigerador para vacinas
Escolher o equipamento ideal para o armazenamento de vacinas exige muito cuidado, por isso, a Indrel desenvolve soluções em diferentes tamanhos, para atender suas necessidades da melhor maneira.

Como controlar a temperatura e umidade das vacinas?

Como mencionado anteriormente, há uma preocupação em manter a conservação de vacina de modo adequado e dentro das condições ideais. Para isso, é necessário que o ambiente esteja em condições favoráveis a manter a temperatura correta das vacinas e, claro, sua eficácia.

Desse modo, o controle de umidade de imunobiológicos deve ser realizado a partir dos laboratórios de fabricação, durante o transporte de vacinas até a central de armazenamento e, posteriormente, o monitoramento das salas de vacinas é o ponto final para assegurar a eficácia do imunizante até sua aplicação.

Como apontamos no último tópico, a temperatura ideal para a conservação de vacinas é entre 2°C e 8°C em grande parte dos casos. Entretanto, há exceções como a vacina da Pfizer contra o Coronavírus, que deve ser armazenada em ultrafreezer à temperatura na faixa de -70°C.

ultrafreezer para vacinas
O ultrafreezer é utilizado para o armazenamento em ultrabaixa temperatura, chegando até -86°C. A linha IULT Indrel Scientific é ideal para o armazenamento de vacinas da Pfizer contra a COVID-19.

 

armazenamento em ultrabaixa temperatura
Ultrafreezer com alta tecnologia e inovação é com a Indrel Scientific, referência nacional e internacional na fabricação de freezer de ultrabaixa temperatura.

Assim, para controlar a temperatura e umidade das vacinas é preciso gerenciar tecnologias que garantam a conservação das doses. Segundo a RDC 197, os serviços de vacinação no Brasil devem contemplar ferramentas e equipamentos eficazes para o armazenamento de vacinas, garantindo sua conservação e certificando a segurança adequada para os imunizantes.

Uma vez que a conservação de vacinas seja feita de modo incorreta, a ação do imunizante no organismo do paciente pode ser comprometida. Por isso, para garantir o controle de temperatura das vacinas, a Indrel Scientific possui tecnologias para refrigerador de vacinas que promovem mais qualidade e segurança as clínicas, laboratórios e serviços de imunização.

Desse modo, com a inovação como um dos pilares, a Indrel Scientific possui câmara para conservação de vacinas com tecnologia de última geração no controle de temperatura e refrigeração das doses. Com o equipamento Indrel, você tem mais estabilidade na refrigeração de vacinas, já que um dispositivo exclusivo permite a distribuição de ar igualmente por todas as gavetas e prateleiras.

Além disso, os refrigeradores para vacinas possuem uma rápida recuperação térmica, graças a mecanismos desenvolvidos pela Indrel para assegurar a conservação adequada mesmo com abertura frequente das portas.

Ou seja, para controlar a temperatura e umidade das vacinas é necessário equipamentos exclusivos que proporcionem essa segurança.

Qual o refrigerador mais adequado para o armazenamento de vacinas?

O uso de câmaras para conservação de vacinas é o meio mais seguro para que os imunizantes sejam armazenados dentro das condições indicadas pela Anvisa. Por isso, a Indrel Scientific possui uma linha exclusiva para o armazenamento de vacinas, com tecnologias de última geração.

O refrigerador de vacinas Indrel proporciona melhor desempenho no controle de temperatura, umidade, assim como a refrigeração das doses.

Além disso, se você realiza os serviços de vacinação extramuros ou vacinação a domicílio, a Indrel Compact é a câmara portátil para transporte de vacinas ideal para você. Uma caixa térmica de vacinas inovadora, leve e fácil de transportar, com uma tecnologia de controle de temperatura simples por meio do seu smartphone.

câmara de vacinas
Refrigerador de vacinas e câmara portátil para transporte de vacinas são os equipamentos essenciais para clínicas de imunização e serviços públicos de saúde, garantindo melhor conservação de doses.

Fale com a Indrel e conheça com mais detalhes as câmaras para vacinas ideais para as jornadas de vacinação.

Faça já um orçamento!

Indrel Scientific – Nós preservamos vidas!

 

Adicionar comentário