Qual a temperatura para armazenar plaquetas?

As plaquetas correspondem a um dos fragmentos celulares, também denominados trombócitos, presentes no sangue de mamíferos, tendo origem a partir de células da medula óssea (megacariócitos). A principal função das plaquetas está relacionada à formação de coágulos, auxiliando de forma indireta na defesa do organismo.

Concentrado de Plaquetas é um hemocomponentes derivado da centrifugação de uma bolsa de sangue total.

É utilizado para pacientes com sangramentos com contagens de plaquetas inferiores a 50.000 / mm3 ou portadores de disfunção plaquetária. Também poderá ser utilizado como medida preventiva de sangramento em casos de procedimentos invasivos para pacientes com baixa contagem ou disfunção plaquetária

Para o concentrado de plaquetas, o armazenamento após a preparação deve ser feito em agitação constante, sendo mantido em faixas de temperatura entre 20°C e 24°C. Dentro destas configurações, o concentrado de plaquetas será estável por 5 dias, desde que em agitação constante e bem condicionado.

A INDREL  possui um equipamento especifico para o armazenamento desse hemocomponente, é a Câmara Ambientadora de Plaquetas. Ela permite que o agitador de concentrado de plaquetas seja armazenado dentro da câmara ambientadora de forma segura, mantendo o movimento e temperatura adequados.

 

Adicionar comentário